ONLINE POST in Portuguese, commissioned | AMP Student 2018; 1
Sob o lema “A Cibersegurança é uma matéria de todos”, a SPMS, EPE lançou os “10 Mandamentos da Cibersegurança” com o objetivo de aumentar o conhecimento e a utilização de boas práticas de todos Profissionais de Saúde, sejam estes profissionais clínicos, prestadores de cuidados, profissionais TIC ou administrativos. Estas regras simples, devem ser seguidas por todos nas suas atividades diárias, já que o maior responsável por violações de segurança de informação se situa entre o computador e a cadeira (utilizador).
Vivemos numa era cada vez mais informatizada, onde tudo gira à volta do digital e das tecnologias de informação, que são assumidas como os fatores que garantem a melhor e mais rápida execução de quaisquer tarefas, simples ou complexas, nomeadamente na automatização de muitos processos e trabalhos. No setor da saúde, tem-se assistido a uma crescente utilização de meios tecnológicos que permite disponibilizar informação aos cidadãos e profissionais de saúde em tempo útil, aumentando, no entanto, a sua exposição ao risco.
Hoje o desafio centra-se, cada vez mais, em construir uma relação de confiança dos utilizadores com as tecnologias de informação, como é o caso da garantia de segurança da informação. Neste contexto, torna-se crucial dotar todo o ecossistema de saúde e os seus elementos: processos, pessoas e tecnologias, de recursos e competências necessárias à melhor preservação dos meios tecnológicos ao serviço do cidadão, garantindo a proteção da informação e a preservação da qualidade dos serviços que contribuem para a prestação contínua de cuidados de saúde.
Nos últimos anos tem-se registado um aumento de 70% de ataques cibernéticos em Entidades de Saúde, algo que é facilmente justificável atendendo à criticidade do setor e da informação que atualmente os Sistemas de Informação detêm sobre os utentes. Este aumento é alarmante e obriga-nos a repensar nas nossas atividades diárias enquanto utilizador. Neste contexto, importa reforçar que a segurança é tanto maior quanto maior for a consciência ética dos seus utilizadores e as mudanças mais impactantes passam, principalmente, pelo desenvolvimento de uma Cultura e Awareness das organizações e dos seus profissionais nesta temática.
Assim, e de forma a promover a segurança dos sistemas de informação, durante os próximos meses serão distribuídos pelas diversas entidades do SNS 10 mil post-its e autocolantes, com um conjunto de regras definidas de forma a que os profissionais de saúde possam melhor proteger os seus computadores e a privacidade dos seus utentes – os “10 mandamentos da Cibersegurança”.